quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Neste Verão conduza em Segurança!

Em Portugal, os acidentes (em geral) são a principal causa de morte e incapacidade nas crianças, jovens e adultos até aos 44 anos, sendo os acidentes de viação os mais frequentes. Apesar das mortes por acidentes de viação estarem a diminuir em alguns países, nomeadamente em Portugal, prevê-se que em 2030 sejam a 5.ª causa de morte no mundo e a 7.ª causa de anos de vida perdidos. Muitos destes acidentes são evitáveis! É importante que cada cidadão seja responsável e tenha comportamentos seguros.


Com o calor do Verão, os engarrafamentos e os muitos quilómetros a percorrer em períodos de férias, é importante recordar alguns comportamentos que devem ser adoptados para tornar a sua viagem segura e agradável.



Preparação da viagem:

- Certifique-se, com antecedência, de que o seu veículo se encontra em perfeitas condições mecânicas. Verifique também que leva todos os documentos necessários.


- Programe cuidadosamente a viagem, inclua paragens curtas de 2 em 2 horas, opte sempre que possível, por estradas menos congestionadas.


- Procure repousar na véspera e não ingira bebidas alcoólicas nem refeições pesadas.


- Se viajar com crianças, não se esqueça de levar alguns jogos ou livros para as entreter durante a viagem.


- Não carregue demasiado o seu automóvel e distribuía a bagagem de forma homogénea, pois pode alterar a estabilidade e o controlo da direcção.


- Não transporte objectos soltos, que se possam deslocar com o andamento e que impeçam a visibilidade (em caso de embate, podem ser projectados com uma força de 20 vezes o seu peso)


- Use roupa cómoda e sapatos confortáveis.


- Leve sempre água consigo!

 
 Durante a viagem:



- Utilize sempre o cinto de segurança e verifique que todos os passageiros o usam correctamente.


Se viajar com crianças:


- Dos 0 aos 3-4 anos, deve transportá-las numa cadeira virada de costas para o sentido do trânsito. Se o seu carro tiver airbag frontal, nunca deve instalar a cadeira no banco da frente.


- Dos 3-4 aos 8-9 anos, pode usar uma cadeira sem arnês, no banco de trás e virada para a frente.


- Dos 8-9 aos 12 anos, é obrigatório usar o banco elevatório até aos 12 anos e 1,50 m de altura, no banco de trás com apoio de cabeça.



Só uma cadeirinha bem instalada e utilizada correctamente, em todas as viagens, protege a criança.



- Faça a entrada e saída das crianças do veículo sempre pelo lado do passeio.


- Evite comportamentos que o possam distrair quando conduz: fumar, atender o telemóvel, comer…


- Evite conduzir cansado e/ou com sono.


- Não consuma substâncias que alterem o seu comportamento como alguns medicamentos, bebidas alcoólicas ou outros consumos;


- Cumpra todas as regras de segurança.
 
 
Seja sempre um bom exemplo de comportamento seguro para as crianças.

Nunca permita uma excepção, pois o risco espreita!

Lembre-se sempre que a grande maioria dos acidentes é evitável.

A segurança começa em si!



Para mais informações, consulte os sites da Direcção-Geral da Saúde: http://www.dgs.pt , da Associação para a Promoção da Segurança Infantil: http://www.apsi.org.pt  e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária: http://www.ansr.pt/
Autores: Equipa Responsável do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do ACeS Baixo Vouga

0 comentários: