terça-feira, 4 de outubro de 2011

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011



Semana Mundial do
Aleitamento Materno.

Para pensar…





Pais informados, maior sucesso na amamentação.




As vantagens da amamentação são inequivocamente reconhecidas por toda a comunidade científica, tanto na saúde do jovem ser, mas também na saúde da sua progenitora, família e comunidade em geral.
Os Centros de Saúde têm actualmente, na sua grande maioria, programas de proximidade, de âmbito comunitário na área da Preparação para o Parto e Parentalidade, onde a preparação para a amamentação é tratada de forma a incentivar, motivar e apoiar as futuras mães, fornecendo-lhes as ferramentas que necessitam, para que, de forma mais esclarecida e fundamentada, decidam amamentar os seus filhos e tenham sucesso.
A informação que os profissionais de saúde transmitem à grávida acerca do aleitamento materno, vai ser fundamental na sua decisão de amamentar, pois, tem habitualmente mais auto confiança e descontracção a seguir ao nascimento, sendo a possibilidade de sucesso maior.
Também o papel do pai é de importância extrema em todo o processo de amamentação, a ele cabe a tarefa de apoiar, incentivar e ajudar a sua companheira na nobre tarefa de alimentar o seu filho.
Foi realizado um estudo comparativo com dois grupos distintos, sendo o primeiro constituído por 19 mães que frequentaram o Programa de Preparação para o Parto e Parentalidade da Unidade de Cuidados na Comunidade de Albergaria-a-Velha (GRUPO A), e outro grupo, também de 19 mães, que não frequentou qualquer programa de preparação pré natal (GRUPO B), cujos filhos nasceram entre Junho de 2009 e Junho de 2010.
Este estudo teve como objectivos comparar alguns factores relacionados com a amamentação, de crianças cujas mães frequentaram o referido programa, com a amamentação de crianças, cujas mães, não frequentaram qualquer programa de preparação para a parentalidade e pretendeu ainda, evidenciar as vantagens do trabalho desenvolvido nos Programas de Preparação para a Parentalidade, na área do aleitamento materno, tendo por base, as suas reconhecidas vantagens.
A população alvo deste estudo, são mães, residentes no concelho de Albergaria-a-Velha, cujos filhos nasceram entre Junho de 2009 e Junho de 2010.
O método de selecção da amostra foi do tipo aleatória simples.
A informação foi colhida através de entrevista telefónica a todas as mães.
Após recolha e análise dos dados obtidos, concluímos que o mesmo traduz de forma clara e inequívoca que:
• As mães que frequentaram o Programa de Preparação para a Parentalidade são em geral mais jovens, com um grau de escolaridade maior e pertencem a grupos profissionais com maiores qualificações de que aquelas que não frequentaram.
• A maioria das grávidas que frequenta este programa é primípara (vai ter 1º filho), ao contrário das que não frequentaram, que na sua maioria são multíparas (tiveram vários filhos).
• As crianças que foram amamentadas durante mais tempo, são as que pertencem ao grupo de mães que frequentou o Programa de Preparação para a Parentalidade, tendo sido a diversificação alimentar mais tardia, contrariamente ao grupo que não frequentou.
Todas estas evidências permitem-nos concluir que estamos no caminho certo.
É imprescindível, que a instituições de saúde, bem como os seus profissionais, nomeadamente os Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna e Obstetrícia, continuem a investir na Preparação para a Parentalidade, especificamente no incentivo e apoio ao aleitamento materno.
Estamos convictos que os ganhos em saúde que são indiscutivelmente reconhecidos actualmente, sê-lo-ão também num futuro próximo, traduzindo a saúde da população das próximas gerações.

Isabel Cruz, Enfermeira Especialista de Saúde de Materna e Obstétrica
ACES Baixo Vouga II

0 comentários: