quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011


Semana Mundial
do Aleitamento Materno.

Para pensar



Leite materno: um dos alimentos dos afectos.



O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, sendo o mais adequado à alimentação inicial de quase todos os recém-nascidos. É o único capaz de se adaptar às necessidades do recém-nascido, não existindo nenhum leite artificial capaz de reproduzir a sua constituição na totalidade.
Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, tanto a curto como a longo prazo. Não se limitam ao recém-nascido e à mãe, estendendo-se também à família e à sociedade em geral.
Amamentar é a forma mais natural e económica de alimentar os recém-nascidos, de os proteger de infecções, alergias e outras doenças, mas também de reforçar o vínculo afectivo entre mãe e filho, cujo desenvolvimento se iniciou durante a gravidez.
Esta ligação afectiva inicial da mãe com o bebé estabelece-se de forma gradual tendo como ponto de partida a gravidez e mais especificamente o momento do parto, não sendo muitas vezes algo que acontece logo no primeiro momento do contacto da mãe com o bebé.
A vinculação materna fortalece-se ao longo do primeiro ano de vida e há vários factores que influenciam este processo, sendo a amamentação um deles.
Vários autores consideram a existência de um período sensível ao estabelecimento da vinculação materna nos momentos a seguir ao parto. Neste período a mãe e o filho formam uma verdadeira díade, sendo esta fortalecida quando a mãe amamenta o filho. A amamentação neste período tem um efeito positivo e duradouro reflectindo-se no envolvimento emocional da mãe e nos cuidados que providencia à criança, proporcionando desta forma o bem-estar psicológico a ambos.
Uma amamentação bem sucedida depende da qualidade da interacção entre a mãe e o filho e da satisfação que este acto transmite a ambos. Quando assim acontece, verifica-se habitualmente uma maior produção de leite permitindo a satisfação do bebé.
A amamentação além de providenciar alimento ao bebé, alimenta também a relação afectiva entre ambos através do contacto corpo a corpo entre a mãe e o bebé, a partilha dos olhares e a comunicação que se estabelece.
Amamentar é uma forma muito especial de comunicação entre ambos, sendo uma oportunidade única e privilegiada do bebé aprender desde muito cedo a comunicar com afecto e confiança. Durante a mamada verificam-se por vezes diálogos comportamentais, verificando-se que quando o bebé mama, a mãe mantém-se em silêncio, apenas observando o bebé para não o perturbar, mas quando o bebé faz uma pausa para descansar a mãe intervém com sorrisos ou carinhos. Tanto a mãe como o bebé emitem sinais que são descodificados pelo outro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno ao facilitar este vínculo afectivo entre a mãe e o filho está a promover o desenvolvimento da criança assim como os relacionamentos futuros da criança com outras pessoas. É de ressaltar que a qualidade dos vínculos futuros do bebé será influenciada pela qualidade do vínculo afectivo existente entre mãe e filho.


Tânia Silva, Médica Interna de Saúde Pública
Teresa Caetano, Psicóloga
ACES Baixo Vouga II

0 comentários: