segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2011



Semana Mundial do
Aleitamento Materno.

Para pensar…










Amamentação -Um acto natural e saudável






Amamentar é um acto natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebé. O aleitamento materno é o melhor método de alimentação não só porque fornece todos os nutrientes que o bebé necessita nos primeiros 6 meses de vida, como continua a ser a maior fonte nutricional durante os primeiros dois anos. Porque só ele contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebé necessita para crescer de forma saudável, sem necessidade de qualquer suplemento. Ele adapta-se ao apetite e à sede individual de cada bebé, varia na sua composição e na quantidade ao longo do dia e da mesma mamada e ao longo da sua idade, situação esta que nunca nenhum laboratório de leite artificial conseguirá igualar. É o único que se adapta ao seu intestino ainda imaturo. Os benefícios serão maiores quanto maior for a duração do aleitamento materno, pelo que quanto mais tempo conseguir dar de mamar melhor.
A amamentação é um processo fisiológico, natural, mas que necessita de ser aprendido. O aconselhamento nesta área, deverá fazer parte das consultas pré-natais e dos cursos de preparação para o parto, já ao alcance das grávidas do SNS, para que as dúvidas, preocupações e ansiedades nesta área possam ser retiradas.
O início precoce da amamentação, preconizado para a primeira após o nascimento, é benéfico para o bebé, para a mãe, contribui para o sucesso do aleitamento materno, ajuda a mãe a adquirir mais confiança ao dar de mamar, o bebé recebe os benefícios imunológicos do colostro (considerada primeira vacina do recém-nascido) e a sua digestão e função intestinal ainda imatura são estimuladas. Mamar adequadamente nesta altura, ajuda a diminuir as dificuldades futuras e torna a amamentação mais fácil e gratificante, também pelo relacionamento e contacto da mãe com o filho pelo vínculo afectivo que são proporcionados.
Uma das chaves para o sucesso do aleitamento materno é a inexistência de regras rígidas no que respeita, tanto à duração da mamada, quanto ao intervalo entre as mamadas, porque a mãe produz leite conforme o estímulo do bebé na mama. Esta capacidade de produção de leite materno é diferente no ritmo a que o leite é produzido, é variável ao longo das mamadas e na duração do aleitamento. Daí que o bebé deve mamar quando quiser, o tempo que quiser, as vezes que quiser, pode precisar de ir ao segundo seio em algumas mamadas, outras não, e a mamada seguinte deve ser sempre iniciada pela mama não usada ou usada em último lugar na mamada anterior. É importante a mãe aprender a reconhecer o comportamento do bebé, particularmente os sinais de fome e amamentar quando ele o solicitar e até ficar satisfeito. A interrupção de uma mamada precocemente, impede que ele ingira o leite final, mais rico em gordura e em calorias, o que irá ter repercussão na eficácia da amamentação ou seja na satisfação oral do bebé, na produção de leite e no seu aumento de peso.
São indicadores de sucesso, o bebé mamar pelo menos 8 vezes por dia, sujar igual número de fraldas e aumentar 20 a 30 gramas por dia.
Procure apoio, ajuda e informe-se junto dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, parteiras, conselheiras em aleitamento materno), grupos de apoio na amamentação, livros, encontros, sítios na Internet. No ACES Baixo Vouga II, em cada Centro de Saúde, existem profissionais de saúde com competências para dar apoio às mães que amamentem, por forma a tornar esta experiência além de duplamente saudável, gratificante para ambos.

Fernanda Pinto dos Santos Cunha, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF – AceS Baixo Vouga II

0 comentários: