quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Paternidade, uma tarefa para a vida

Pense no seu papel como pai
Qual é o papel do pai ao criar os filhos? Como viu o seu pai ao crescer? As noções que trouxe consigo da sua infância influenciam, inconscientemente, o modo como se comporta sendo pai. Pense sobre o modo como quer educar os seus filhos e como se quer relacionar com eles. Não se deixe influenciar por falsos conceitos, como por exemplo “a única responsabilidade do pai é garantir o sustento da família” ou “o papel do pai é dar disciplina”, pois isso só o afastará do seu filho

Respeite a mãe dos seus filhos
As crianças imitarão o comportamento dos pais. Para respeitar a autoridade da mãe, eles devem ver que você a valoriza. Para além disso, o modo como trata a mãe dos seus filhos vai afectar o modo como eles acreditam que as mulheres devem ser tratadas no futuro. Faça isto mesmo que esteja divorciado.

Passe tempo com os seus filhos
Muitos pais negligenciam oportunidades de passar tempo com os filhos. Passam o tempo preocupados com o trabalho e/ou com outros assuntos que, acreditam, irão beneficiar indirectamente os filhos.
Lembre-se que a infância é um período bem curto e que pode proporcionar experiências maravilhosas. Você pode sentir-se cansado e as preocupações do dia-a-dia querem consumir o seu tempo, mas você quer realmente que os seus filhos o vejam como um estranho distante? Se não estabelecer intimidade com seus filhos, enquanto eles são crianças, vai ser mais difícil quando eles estiverem maiores.
Dispense alguns momentos diários para estar com o seu filho a brincar e a conversar. Nesses momentos aproveite para elogiar e evite falar do desempenho escolar, fazer críticas ou impor regras. Devem ser momentos inteiramente dedicados à criança e à construção de uma relação que se pretende que seja para a vida.

Ensine pela palavra e pelo exemplo
Muitos pais acham que as crianças irão crescer e, miraculosamente, distinguir o certo do errado. Não é bem assim. As crianças precisam saber o que é certo e o que é errado e precisam que os pais demonstrem qual é qual.
Tome decisões na frente delas e explique porque decidiu assim. Mostre as escolhas que fez no passado e explique porque funcionaram (ou não). Avalie as suas decisões baseado na seguinte pergunta: "O que eu gostaria que os meus filhos fizessem nesta situação?"

Demonstre afecto
Muitos homens não ficam confortáveis em dar carinho e comunicar o seu amor aos filhos. Quando os pais se mantêm distantes, muitas vezes os filhos pensam que não são amados, que não alcançam os padrões do pai, que não são suficientemente bons. Estes pensamentos formam as raízes da insegurança, podendo levar a uma vida resignada ou a tentativas de compensar os sentimentos de inadequação, que nem sempre são saudáveis.
O toque, os beijos, os abraços, o colo e todas as outras manifestações de afecto são indispensáveis para o crescimento saudável do seu filho.

0 comentários: