terça-feira, 20 de julho de 2010

Semana Mundial da Amamantação

A Semana Mundial da Amamentação, uma iniciativa da WABA – World Alliance for Breastfeeding Action, comemora-se, em 2010, de 1 a 7 de Agosto, sob o tema “Aleitamento Materno – Apenas 10 Passos!”.



Adaptado: http://www.acs.min-saude.pt/2010/04/26/smaleitamentomaterno/













Leite Materno – novas vantagens



Já é do conhecimento de todos que o leite materno possui inúmeras vantagens para a mãe, para a criança, vantagens económicas, ecológicas, ambientais, entre outras.
No entanto, verificou-se na actualidade que o leite materno possui outras vantagens para além das anteriormente mencionadas.
Um estudo levado a cabo em Itália demonstrou que o leite materno possui propriedades anti-inflamatórias e antipiréticas isto é, protege os bebés da febre decorrente da vacinação.
Sabe-se que após a administração de vacinas, os bebés apresentam sintomas leves de doença como febre ligeira, inflamação e dor no local da administração da vacina ou perdas de apetite nos dias subsequentes. Assim, as crianças alimentadas com leite materno respondem de forma diferente ás vacinas comparativamente com crianças alimentadas com leite artificial.
No estudo acima mencionado, as crianças do grupo amamentado, apresentaram um risco de febre 5% menor comparativamente com crianças do grupo que haviam sido alimentadas com leite de fórmula.
Assim, concluiu-se no estudo que o leite materno actua como antipirético, reduzindo a manifestação de febre na criança após a administração de vacinas. Para além desta vantagem, o leite materno reduz a resposta inflamatória do bebé, pela produção de proteínas e pelo contacto com a pele da mãe, trazendo-lhe tranquilidade e não provocando uma redução tão brusca do apetite como normalmente se verifica após a administração de vacinas.


Bibliografia:http://portal.alert-online.com/noticias_de_saude/?key=680B3D50093A6A002E42140A321A2A5C0B683E0A76075178625A7C

0 comentários: