1 – Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra
Cobrir a boca e o nariz com lenço de papel, nunca com a mão. Colocar o lenço de papel no caixote do lixo. No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço/cotovelo. A seguir, lavar as mãos.
As escolas devem facilitar o acesso a lenços de papel.
2 - Lavar frequentemente as mãos
2 - Lavar frequentemente as mãos
Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, ou com uma solução de base alcoólica, em especial, após ter tossido, espirrado ou assoado o nariz, ou após se terem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público.
Como regra geral de higiene, devem lavar-se as mãos, igualmente, antes de comer, antes e depois de preparar refeições, sempre que se utilize a casa de banho, mexa em lixo, terra, detritos ou dejectos de animais.
Sempre que se tenha de servir comida, mudar fraldas ou mexer em brinquedos de utilização partilhada. Fazer o mesmo, sempre que se cuide de pessoas doentes.
As crianças devem ser ensinadas a lavar as mãos, usando, de preferência sabonete líquido, durante pelo menos 20 segundos. Na escola devem ser usadas toalhas de papel ou secadores de ar quente para secar as mãos.
As crianças devem, também, ser ensinadas a não tocar com as mãos sujas na boca, olhos ou nariz.
3 – Evitar o contacto com outras pessoas quando se têm sintomas de Gripe
Sempre que adultos ou crianças apresentem febre e sintomas de Gripe, não devem frequentar a escola, ou trabalho ou outra instituição, até a situação ser esclarecida por um profissional de saúde, através da Linha Saúde 24 – 808 24 24 24.
Quando se têm sintomas de Gripe, deve guardar-se uma distância mínima de 1 metro, quando se fala com outras pessoas. O cumprimento com beijos ou abraços deve ser evitado.
Para obter informação sobre as medidas a adoptar, aconselha-se o contacto com a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24 ou a consulta do microsite da Gripe em www.dgs.pt
4 – Evitar o contacto com pessoas que apresentem sintomas de
Gripe
Deve evitar-se, sempre que possível, o contacto próximo com pessoas que apresentem sintomas de Gripe
Adaptado das recomendações da DGS
0 comentários:
Enviar um comentário